Sencha: Introdução ao Ext JS 6 Beta

Recentemente a Sencha lançou  a versão beta de mais um “filho” que vem por ai, o Ext JS 6 Beta, ou melhor, um completo e unificado framework javascript.

Ext JS 6 vem com a proposta de unir Ext JS e o “hibernado” Sencha Touch em um só framework, assunto que vem sendo discutido e esperado a muito tempo na grande comunidade, afinal, cá entre nós, nesse mundo tecnológico, cheio de novidades e concorrências, já estava na hora.

Neste artigo, além de relacionar os principais novidades do framework, vale a pena citar também um pouco sobre dois novos produtos (Sencha Pivot Grid, Sencha JetBrains Plugin).

Vamos lá?

A história

Desde que foi lançado o Sencha Touch em meados de 2010, surgiu questionamentos sobre como desenvolver aplicações multi-devices com o já existente Ext JS e o Sencha Touch. Isso antigamente não era fácil ou talvez impossível de fazer, ainda mais que na época nasceu também o famoso Twitter Bootstrap com conceitos de layout responsivo e interfaces clean, que pra falar a verdade, fiquei com “invejinha”, hehe e queria fazer algo no Ext JS.

Evoluindo de pouco a pouco

Para não ficar pra traz, a Sencha começou a implementar melhorias no Ext JS para um futuro “merge”, onde nasceu o famoso Data Package (Ext JS 4.x), Class Loader, Classes de ultilidades,Sencha CMD, microloader, etc. isso foi primordial para esse tão esperado merge acontecer.

Consequentemente foi introduzido o suporte ao Touch  na versão 5, especificamente para tablets e dispositivos desktop Touchs. Más isso ainda não estava legal, onde veio a impressão que o Sencha Touch morreu, mas que na verdade estava hibernado esperando algo novo ficar pronto.

O merge

Muitos ficaram curiosos em como seria esse tal merge que estaria por vir, inclusive eu, e então ficamos sabendo apartir do SenchaCon 2015 as novidades.

Os beneficios

Existe vários ganhos em cima disso, veja um pouco deles:

  • Uma só API
  • Compartilhamento de códigos (Store, Models, Controllers, etc)
  • Fácil manutenção

Com a unificação da API, Exite agora 2 Toolkits, modern(para apps touchs em pequenas telas como smartphone), e classic (para apps desktops e tablets) onde desenvolvedores podem com facilidade desenvolver e portar aplicações  e tornar multi-devices ou universais como a Sencha nomeou.

Triton Theme

Se você já baixou a versão Beta  e está testando, já percebeu o novo tema Triton.

Esse tema, que na minha opinião é o melhor de todos, é o primeiro tema a fornecer suporte abrangente a “Font Icons”. A maioria dos ícones são do Font Awesome . Usando o tema Triton, teremos o luxo de controlar facilmente tamanhos, cores dos ícones da aplicação, uma vez que são baseados em fonts escaláveis.

Suporte à Promises

Ext JS 6 agora terá suporte básico à Promises, um recurso muito requisitado e que muitos micro-frameworks já possuem.

No futuro será incorporado Promises em várias partes do framework. No Ext 6 o suporte será básico e inicialmente no Ext.Ajax.request()

veja exemplos:

Charts

Os gráficos de pizza 3D agora podem ter labels e ser configurados com aspectos 3d

3dchart

Pivot Grid

Pivot Grid

O componente, podendo ser chamado de premium, permite criar relatórios super poderosos e consolidados, deixando as aplicações mais ricas.

Para que não sabe, a Pivot Grid foi lançada no Ext Js 3.0, logo desapareceu no Ext JS 4.x, foi adotada pela empresa Mz Solutions, agora está de volta oficialmente como um produto a parte mantido pela própria Sencha após adiquirir da Mz Solutions.

O componente vem com código renovado, para então ser compatível com Ext JS 5.1 e 6.x.

Sencha CMD 6

Sencha CMD 6 vem com um novo compilador de Sass, chamado Fashion, sendo assim não tendo mais dependência do Ruby e Compass para compilar os arquivos .scss.

Fashion

Que salão é esse Wemerson?

Calma ai! Fashion é um compilador SASS desenvolvido em Javascript em conjunto com PhantomJS, que roda no próprio navegador e usado para fazer build do SASS no Sencha CMD,

Além disso tem outro benefício ao usar o app watch, que permite que você rede a aplicação, processa os arquivos SASS e atualiza o CSS automaticamente, sem a necessidade de recarregar a página.

Sencha JetBrains Plugins

Sencha JetBrains Plugin

Para quem usa as IDE’s JetBrains poderá instalar o novo plugin, que ajudará significativamente na sua produtividade. Estou testando no JetBrains PhpStorm 9 EAP e aprovei. O Plugin possui autocomplete e permite que desenvolvedores tenha acesso rápidos a propriedades de configuração das classes, mixins, propriedades, eventos, métodos e muito mais.

Navegadores suportados

Modern Toolkit

DESKTOP

  • IE11+
  • Firefox e Firefox ESR (ultimas 2 versões)
  • Google Chrome (ultima 2 versões)
  • Safari 7+

MOBILE

  • IE11+
  • Safari 7+
  • Android 4.0+ Chrome
  • Android 4.4+ Native

Classic Toolkit

DESKTOP

  • IE8+
  • Firefox e Firefox ESR (ultimas 2 versões)
  • Chrome (ultimas 2 versões)
  • Safari 7+
  • Opera (ultimas 2 versões)

TABLET

  • Safari 7+ (iPad)
  • Android 4.0+ Chrome
  • Android 4.4+ Native
  • Windows 8 Touch Screen – IE10+

Fontes adicionais

 Conclusão

Ext JS 6 parece bem sólido e muito promissor, novos temas, ferramentas e modernidade. Vamos aguardar o grande lançamento em Julho/2015 e continuar nas torcidas que o sistema de licenças da Sencha um dia mude pra melhor.

Não percam o próximo artigo que estou preparando, onde irei abordar sobre o SenchaDash

Junte-se a comunidade Sencha brasil no Slack e no fórum brasileiro.

Um grande abraço e até a próxima! 😉

 

 

Siga-me

Wemerson Januario

[PT-BR] Wemerson Januarioé proprietário da Novanti Tecnologia especializado em consultoria em produtos Sencha . Atua no desenvolvimento web e soluções tecnológicas desde 2005. Brasileiro reconhecido como MVP (Most Valuable Professional) da Sencha, responsável pela administração do fórum ExtJS Brasil e mantem o team Slack sencha-br. Especializado em criação de aplicações multi plataformas usando tecnologias modernas em JavaScript(Ext JS) e PHP (Laravel framework).

[EN] Wemerson Januario is the owner of Novanti Technologia specializing in Sencha product consulting. He has been involved in web development and technology solutions since 2005. He is a Brazilian recognized as MVP (Most Valuable Professional) of Sencha, responsible for the administration of the Ext JS Brazil forum and maintains the Slack sencha-br. Specialized in creating multi-platform applications using modern technologies in JavaScript (Ext JS) and PHP (Laravel framework).
Siga-me

Últimos posts por Wemerson Januario (exibir todos)

Você pode gostar...

  • Alexandre Cyro Pereira

    Ainda não testei a versao 6, mas tenho visto que ficou muito boa e cresceu também no preço da licença. Legal também este canal sobre o tema. Que venham mais artigos. Valeu

    • http://wemersonjanuario.com.br Wemerson Januario

      Tire um tempinho e dê uma olhada, você vai gostar. Obrigado por visitar por aqui.

  • Pingback: Sencha- um pouco sobre Ext JS 6 | Wemerson Januario()

  • Luiz Henrique Dal Pozzo

    Eu gostaria de comprar licença do Extjs porém no site da Sencha somente via Cartão de Crédito e a empresa que trabalho só efetua compras com boleto bancário, existe alguma empresa no Brasil que comercializa licenças de Extjs????

    Tipo a Teamviewer não tem representante no Brasil mas vc compra a licença e pode pagar via Boleto Bancario.

    Estranho não ter esse tipo de forma de pagamento.

    • Wemerson Januario

      entra em contato comigo. [email protected] para mais informaçoes sobre revenda Sencha Ext JS