Sencha: Introdução ao Ext JS 6 Beta

Recentemente a Sencha lançou  a versão beta de mais um “filho” que vem por ai, o Ext JS 6 Beta, ou melhor, um completo e unificado framework javascript.

Ext JS 6 vem com a proposta de unir Ext JS e o “hibernado” Sencha Touch em um só framework, assunto que vem sendo discutido e esperado a muito tempo na grande comunidade, afinal, cá entre nós, nesse mundo tecnológico, cheio de novidades e concorrências, já estava na hora.

Neste artigo, além de relacionar os principais novidades do framework, vale a pena citar também um pouco sobre dois novos produtos (Sencha Pivot Grid, Sencha JetBrains Plugin).

Vamos lá?

A história

Desde que foi lançado o Sencha Touch em meados de 2010, surgiu questionamentos sobre como desenvolver aplicações multi-devices com o já existente Ext JS e o Sencha Touch. Isso antigamente não era fácil ou talvez impossível de fazer, ainda mais que na época nasceu também o famoso Twitter Bootstrap com conceitos de layout responsivo e interfaces clean, que pra falar a verdade, fiquei com “invejinha”, hehe e queria fazer algo no Ext JS.

Evoluindo de pouco a pouco

Para não ficar pra traz, a Sencha começou a implementar melhorias no Ext JS para um futuro “merge”, onde nasceu o famoso Data Package (Ext JS 4.x), Class Loader, Classes de ultilidades,Sencha CMD, microloader, etc. isso foi primordial para esse tão esperado merge acontecer.

Consequentemente foi introduzido o suporte ao Touch  na versão 5, especificamente para tablets e dispositivos desktop Touchs. Más isso ainda não estava legal, onde veio a impressão que o Sencha Touch morreu, mas que na verdade estava hibernado esperando algo novo ficar pronto.

O merge

Muitos ficaram curiosos em como seria esse tal merge que estaria por vir, inclusive eu, e então ficamos sabendo apartir do SenchaCon 2015 as novidades.

Os beneficios

Existe vários ganhos em cima disso, veja um pouco deles:

  • Uma só API
  • Compartilhamento de códigos (Store, Models, Controllers, etc)
  • Fácil manutenção

Com a unificação da API, Exite agora 2 Toolkits, modern(para apps touchs em pequenas telas como smartphone), e classic (para apps desktops e tablets) onde desenvolvedores podem com facilidade desenvolver e portar aplicações  e tornar multi-devices ou universais como a Sencha nomeou.

Triton Theme

Se você já baixou a versão Beta  e está testando, já percebeu o novo tema Triton.

Esse tema, que na minha opinião é o melhor de todos, é o primeiro tema a fornecer suporte abrangente a “Font Icons”. A maioria dos ícones são do Font Awesome . Usando o tema Triton, teremos o luxo de controlar facilmente tamanhos, cores dos ícones da aplicação, uma vez que são baseados em fonts escaláveis.

Suporte à Promises

Ext JS 6 agora terá suporte básico à Promises, um recurso muito requisitado e que muitos micro-frameworks já possuem.

No futuro será incorporado Promises em várias partes do framework. No Ext 6 o suporte será básico e inicialmente no Ext.Ajax.request()

veja exemplos:

Charts

Os gráficos de pizza 3D agora podem ter labels e ser configurados com aspectos 3d

3dchart

Pivot Grid

Pivot Grid

O componente, podendo ser chamado de premium, permite criar relatórios super poderosos e consolidados, deixando as aplicações mais ricas.

Para que não sabe, a Pivot Grid foi lançada no Ext Js 3.0, logo desapareceu no Ext JS 4.x, foi adotada pela empresa Mz Solutions, agora está de volta oficialmente como um produto a parte mantido pela própria Sencha após adiquirir da Mz Solutions.

O componente vem com código renovado, para então ser compatível com Ext JS 5.1 e 6.x.

Sencha CMD 6

Sencha CMD 6 vem com um novo compilador de Sass, chamado Fashion, sendo assim não tendo mais dependência do Ruby e Compass para compilar os arquivos .scss.

Fashion

Que salão é esse Wemerson?

Calma ai! Fashion é um compilador SASS desenvolvido em Javascript em conjunto com PhantomJS, que roda no próprio navegador e usado para fazer build do SASS no Sencha CMD,

Além disso tem outro benefício ao usar o app watch, que permite que você rede a aplicação, processa os arquivos SASS e atualiza o CSS automaticamente, sem a necessidade de recarregar a página.

Sencha JetBrains Plugins

Sencha JetBrains Plugin

Para quem usa as IDE’s JetBrains poderá instalar o novo plugin, que ajudará significativamente na sua produtividade. Estou testando no JetBrains PhpStorm 9 EAP e aprovei. O Plugin possui autocomplete e permite que desenvolvedores tenha acesso rápidos a propriedades de configuração das classes, mixins, propriedades, eventos, métodos e muito mais.

Navegadores suportados

Modern Toolkit

DESKTOP

  • IE11+
  • Firefox e Firefox ESR (ultimas 2 versões)
  • Google Chrome (ultima 2 versões)
  • Safari 7+

MOBILE

  • IE11+
  • Safari 7+
  • Android 4.0+ Chrome
  • Android 4.4+ Native

Classic Toolkit

DESKTOP

  • IE8+
  • Firefox e Firefox ESR (ultimas 2 versões)
  • Chrome (ultimas 2 versões)
  • Safari 7+
  • Opera (ultimas 2 versões)

TABLET

  • Safari 7+ (iPad)
  • Android 4.0+ Chrome
  • Android 4.4+ Native
  • Windows 8 Touch Screen – IE10+

Fontes adicionais

 Conclusão

Ext JS 6 parece bem sólido e muito promissor, novos temas, ferramentas e modernidade. Vamos aguardar o grande lançamento em Julho/2015 e continuar nas torcidas que o sistema de licenças da Sencha um dia mude pra melhor.

Não percam o próximo artigo que estou preparando, onde irei abordar sobre o SenchaDash

Junte-se a comunidade Sencha brasil no Slack e no fórum brasileiro.

Um grande abraço e até a próxima! 😉

 

 

Siga-me

Wemerson Januario

Engenheiro de Software em In Line Tecnologia
[PT-BR] Wemerson Januarioé empreendedor, escritor, instrutor e consultor. Atua no desenvolvimento web e soluções tecnológicas desde 2005. Apaixonado pelo que faz. Responsável pela administração do fórum ExtJS Brasil e mantem o team Slack sencha-br. Especializado em criação de aplicações multi plataformas usando tecnologias modernas em JavaScript(Ext JS) e PHP (Laravel framework).

[EN] Wemerson Januario is an entrepreneur, writer, trainer and consultant. Works in web development and technology solutions since 2005. Passionate about what he does. Administrator of Ext JS Brazil forum and keeps the Slack team sencha-br . Specializes in creating multi-platforms applications using modern technologies in JavaScript(Ext JS) and PHP (Laravel framework).
Siga-me

Últimos posts por Wemerson Januario (exibir todos)

You may also like...