Iniciando no mundo Ext JS

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Antes de iniciar esse post gostaria de agradecer ao Wemerson Januário pelo espaço me dado em seu website, é um grande privilégio participar dele.

Sou o Danilo Terra, trabalho com TI desde os 16 anos e estou entrando na área de desenvolvimento agora, em 2015. Decidi estudar Ext JS e também compartilhar aquilo que aprendo aqui no site.

Pretendo publicar várias dicas para aqueles, que assim como eu, estão iniciando o aprendizado do framework Ext JS.

Danilo, o que é esse tal de Ext JS que você está falando?

Calma, pequena forma de vida baseada em carbono, explicarei para você. O Ext JS, como a própria Sencha o define, é: um framework JavaScript que trás consigo um conjunto de ferramentas para a criação de aplicativos multiplataforma. Ele suporta vários browsers, desde o IE8 até as mais novas versões dos navegadores mais populares, como o Google Chrome e Mozilla Firefox.

Além de ser um framework JavaScript com um conjunto de ferramentas completas para a criação de aplicativos multiplataformas, o Ext JS implementa o conceito de Orientação a Objetos baseado em Classes. Isso é incrível, porque o JavaScript é totalmente orientado a objetos, mas implementa um conceito que até hoje não entendi (talvez nunca entenda hehehe), que é o da Orientação a Objetos baseado em Protótipo.

Por essa característica de Orientação a Objetos baseada em Classes, o código escrito em Ext JS tem grande potencial de organização e reutilização. Além de ter um conceito que, pelo menos no meu caso, é mais fácil de entender.

Para mostrar o que o framework é capaz de fazer, a Sencha disponibilizou uma seção de exemplos. Entre lá e dê uma conferida!

Pessoal, encerro meu primeiro post aqui, me apresentando e apresentado o framework a vocês.

Nos vemos na próxima semana (assim espero), quando publicarei um artigo sobre o que é desenvolvimento web.

“Aquele abraço”.

Últimos posts por Danilo Terra (exibir todos)

You may also like...